domingo, 13 de setembro de 2015

Verde na tela

Mostra de cinema discute questões ambientais em escolas públicas de Vilhena

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Com a intenção de estreitar os laços dos estudantes com a natureza e incentivar a consciência socioambiental, foi realizada em Vilhena a “Mostra de Cinema: Verde na Tela”.

O evento uniu atividades culturais e educativas, exibindo filmes com a temática ambiental, gratuitamente em escolas públicas do município incentivando os alunos a preservarem e conservarem o meio ambiente.  A mostra aconteceu entre os dias entre os dias 14 e 18 de agosto.

O projeto cultural que é pioneiro no município foi realizado pelo grupo de agentes culturais do grupo ‘Serpentário Produções’, e contou com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal. De acordo com o coordenador do projeto Washington Kuipers de Moraes, cerca de 600 alunos foram beneficiados com as ações do projeto. 

“A mostra foi realizada nas escolas públicas Marechal Rondon, Álvares de Azevedo e Zilda da Frota Uchôa, e elas foram escolhidas por já realizarem trabalhos e projetos voltados para a comunicação e também de preservação do meio ambiente”, destacou Washington.

Segundo Washington, as sessões contaram com a exibição de 15 filmes sobre a temática ambiental, além de palestras sobre preservação do meio ambiente e oficinas de produção audiovisual, visando incentivar os alunos a produzirem pequenos curtas-metragens e documentários sobre a questão ambiental na região amazônica.

“A intenção e que os estudantes que participaram das atividades do projeto se tornem ser multiplicadores das ideias de preservação do meio ambiente e também de fomento a produção cinema e filmes”, acrescentou Washington.

A vice-diretora da escola Marechal Rondon, Débora Cristina de Lima, informou que a escola sempre procura oferecer atividades extracurriculares através de parcerias com a comunidade. Ela elogiou o projeto e disse que é muito importante realizar trabalhos que incentivem os alunos a preservar o meio ambiente.

"É o momento propício para discutirmos essas questões ambientais com os nossos jovens, nas escolas, pois precisamos a preservação do meio ambiente é uma necessidade urgente”, falou Débora.

Já a professora Vanda Flor da passa Satyra disse que mais do que uma fonte de entretenimento, a mostra foi um espaço de reflexão sobre as questões ambientais. Vanda ressaltou que o evento também promoveu debates e contribuiu para ampliar o conhecimento e a consciência sobre a preservação da natureza.

O aluno Melki da Silva, de 16 anos, contou que essa foi a primeira vez que ele participou de uma mostra de cinema. “Foi emocionante ver todos esses filmes, e no final ficou a aquela sensação de posso fazer mais para ajudar a preservar a natureza”, falou Melki.

Já a aluna Thauana Gonçalves, 16 anos, destacou que gostou de participar das oficinas de produção audiovisual. Ela conta que sempre quis produzir documentários e essa oficina foi um incentivo para Thauana e os amigos. “Queremos fazer pequenos filmes mostrando a nossa realidade para o mundo”, disse Thauana.

A aluna Estéphanny da Silva dos Santos, de 16 anos, também gostou de participar das oficinas de produção audiovisual e disse que a mostra foi muito interessante. “É uma oportunidade única de assistir a estes filmes, pois é um espaço para promover o debate e a reflexão sobre questões do nosso dia a dia”, disse a aluna.

Washington informou que todos os participantes da mostra receberam material didático produzido especialmente para mostra e também certificados. O coordenador do projeto acredita que o projeto ajudou os alunos a expressar ideias, sensações, opiniões, a se conectar com a comunidade, sensibilizando a todos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

“O objetivo principal do evento é chamar a atenção da sociedade para a questão ambiental e usar o cinema para estimular a discussão ao redor do tema”, afirmou Washington.

O coordenador do projeto acredita que a mostra de cinema ajudou a promover a reflexão crítica sobre as questões da preservação do meio ambiente através da exibição dos filmes.
Washington ressalta que todas as pessoas são responsáveis pela preservação do meio ambiente. 

“Proteger a natureza não é só cuidar das florestas e rios, mas sim preservar cada lugar por onde passamos e cada ser vivo que encontramos pelo caminho. Uma latinha que se joga na rua, por exemplo, pode parecer apenas uma latinha. Mas, somada com outras, chega a entupir bueiros e causar enchentes. Por isso, se cada um ajudar um pouquinho, o planeta agradece”, finalizou Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário