Quem somos

O blog cultural “Aventuras na Amazônia” disponível no seguinte endereço: http://aventurasnaamzonia.blogspot.com.br/ foi criado em 2011 e é um canal de comunicação livre que tem como objetivo preservar e resgatar e divulgar historia sobre os remanescentes quilombolas que vivem na Amazônia Legal e mostrar com força e sensibilidade, uma Amazônia pouco abordada que poucos conhecem, seus povos, costumes e influências, mostrando através de textos, fotos, vídeos e outras forma de comunicação à população negra amazônica para assim valorizar a cultura negra no Brasil a partir de várias  linguagens de comunicação. O blog é instrumento de reflexão da antropologia com ênfase nesta população – ainda pouco reconhecida. Além disso, o blog mostra através das matérias e fotos e historias de sertanejos, lendas dos ribeirinhos, indígenas e pioneiros, comunidades LGBT, que através de seus esforços fizeram e fazem a historia da Região Amazônica, e que aos poucos tem suas historias de vidas esquecidas no tempo.

Além da produção do material do blog,  trabalho com a produção de vídeos documentários, revista cartilhas educativas e oficinas culturais, de forma livre e independente e colaborativa para retratar as manifestações musicais e culturais presentes no estado de Rondônia, dando espaço assim para personagens que não teriam espaço na grande mídia.

Esse projeto pretende ser uma janela de oportunidades para que músicos e artistas de diversas linguagens que nem sempre tem oportunidade para aparecer na grande mídia possam mostrar seu trabalho. Além disso, é importante frisar que o blog dá ênfase à participação popular, livre e ágil, tendo como objetivo principal criar um “ponto de encontro” entre pessoas que ofertam e compartilham conteúdos culturais de natureza, material e imaterial.  Tendo como resultado um grande banco de dados de conteúdos variados que, categorizados e em conjunto, somam-se e adquirem maior expressividade na forma de memória viva e mutante.

O blog “Aventuras na Amazônia” é um espaço colaborativo dedicado à cultura Amazônica de natureza material imaterial. Catiras, festas e folias, a confecção do balaio e pulseira de palha de buriti casas de pau-a-pique, mercados, contos, poemas, músicas, resgatar historias e lendas dos ribeirinhos, quilombolas, sertanejos, ledas indígenas. Essas são algumas das manifestações que o blog retrata, em forma de crônicas, fotos, textos jornalísticos e grandes reportagens.

O blog “Aventuras na Amazônia” surgiu porque percebi que na região ainda existe uma carência muito grande em projetos de comunicação que valorizem a cultura quilombola, afro-brasileira, ribeirinha, sertaneja, indígenas,  além disso, valorizamos as comunidades LGBT, então acredito que através da  produções estou conseguindo promover a valorização da cultura local, através da metodologia de trabalho estou conseguindo valorizar o talento criativo de cada membro do grupo, dando importância para ideias e forma de trabalho que cada um desenvolve.  Sendo que os projetos estão sendo pioneiros na região da Amazônia Legal e têm como publico alvo, remanescentes quilombolas, ribeirinhos, indígenas e sertanejos comunidades carentes, comunidades LGBT.

O blog é voltado para a valorização da diversidade de gêneros, lutando contra o preconceito. Além disso, procuro realizar projetos de comunicação voltados às comunidades carentes, tentando assim levar os produtos culturais de forma gratuita para essas comunidades para que eles possam ter acesso a esses aos meios de comunicação.

O blog tem como objetivo sensibilizar a opinião pública sobre a banalização
da violência e a desconstrução de estereótipos e estigmas que recaem sob a
juventude negra, através da criações e ações e promoção de comunicação  da
imagem positiva da juventude negra. Além disso, o material do blog valorizam a
identidade e culturas negras e oportunizam a profissionalização de jovens negros através da divulgação e matérias de oficinas realizadas na região. Além disso, com a divulgação das manifestações culturais das comunidades negras e remanescentes quilombolas promovemos o enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial.

As matérias e fotografias do blog promovem o debate sobre a democratização dos meios de comunicação para a comunidade, e o debate sobre o acesso a direitos por grupos minoritários, e também o combate ao racismo institucional e o  empoderamento e fortalecimento do feminismo negro, com o destaque dos personagens femininos nas reportagens e seus trabalhos.

Os textos e fotos do blog ajudam a valorizar as tradições culturais locais e regionais, pois eles proporcionam através do resgate de suas historias, lendas através da visão do próprio protagonista da historia da Amazônia Legal, um orgulho e próprio para a população que vê nos projetos que eles fazem parte desse movimento cultural. A preservação da memória material e imaterial faz com que as pessoas comecem a produzir mais produtos culturais e mostrasse mais orgulhando de sua historia, de suas manifestações culturais.


Seja em uma matéria comunidade quilombola, seja em fotos de espetáculo procuramos fazer uso de sua sensibilidade sem esquecer da história local, na qual a alteridade está presente o tempo todo dialogando com os seus personagens e ao mesmo tempo deixando exposta uma identificação com a temática e a questão de que todo o retrato é na verdade um autorretrato.

O blog é coordenado pela jornalista Queiteane Cintia Martins Rodrigues que participa de projetos culturais de valorização da cultura negra na Amazônia desde 2010. Tem experiência na cobertura de eventos e projetos culturais, pois já participei de vários encontros e projetos culturais realizados em Rondônia. Já trabalhou em vários meios de comunicação em Vilhena (RO), desde rádios a sites e jornais impressos.

Participa do Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções, é um coletivo cultural que foi criado em 2009 para realizar diversos projetos culturais de comunicação compartilhada, com vários canais e produtos de mídia livre em Vilhena, no estado de Rondônia na Amazônia Legal.

Também participa da diretoria da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, que tem como objetivo, realizar projetos culturais, educacionais, ambientais e sociais a serem desenvolvidos em Vilhena, no estado de Rondônia na Amazônia Legal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário