O Coletivo Cultural Ekatu, grupo de agentes culturais da cidade formado há poucos meses, começa com todo gás as atividades em 2012. Na próxima quarta-feira 4, fotógrafos amadores e profissionais se reunirão na praça Nossa Senhora Aparecida, às 18h30, em frente à biblioteca municipal, para realizar a reunião de fundação do Clube de Fotografia Ekatu, o primeiro do município.
Todos os interessados em fotografia são convidados a participar do clube que, entre passeios fotográficos, exposições, reuniões de estudo e concursos, pretende incentivar a produção artística e autoral de fotografia em Vilhena.
A iniciativa tomou forma após conversas entre fotógrafos da cidade e os bons resultados do I Passeio Fotográfico Ekatu, feito em novembro. De acordo com o jornalista, fotógrafo amador e organizador do clube, Herbert Weil, a ideia já conta com mais de 30 interessados.
“Estamos reunindo todos os que gostam de fotografia para podermos formar um grupo bem heterogêneo, composto por profissionais e amadores. Afinal, a proposta é desenvolver a fotografia na cidade de uma forma descontraída valorizando os talentos que temos aqui”, garante.
Estão previstos passeios fotográficos, exposições e concursos mensais de fotografia. Materiais, apostilas e cursos de fotografia também serão distribuídos aos sócios. A reunião de fundação, nesta quarta-feira tem por objetivo definir a diretoria do clube, aspectos de funcionamento e registrar os sócios fundadores.
“É importante que todos estejam presentes, pois vamos, basicamente, decidir como o clube vai funcionar. Além disso, vamos listar os presentes e, juntamente com os documentos necessários, enviar correspondência para a Confederação Brasileira de Fotografia para nos filiarmos a ela”, explica Herbert, ao afirmar que também já ter conseguido parcerias com outros clubes de fotografia do país para que fotógrafos profissionais possam dar direcionamento individual aos membros do Ekatu.
Também está sendo desenvolvido um site onde cada fotógrafo poderá manter uma galeria própria e falar a respeito de seu trabalho. Um dos intuitos da divulgação das fotos, seja nas exposições ou no meio virtual, é criar as condições para que seja feito um agenciamento do membros do clube, viabilizando formas de renda através da fotografia para os sócios.
Mais informações:
(69) 8484 5731
www.coletivoekatu.wordpress.com/clube-de-fotografia-ekatuTEXTO
Assessoria Coletivo CulturalEkatu
FOTO
Herbert Weil