segunda-feira, 25 de maio de 2015

Talento na ponta do lápis

Apaixonado pela arte, jovem vilhenense destaca-se ao criar desenhos surrealistas.  Vitor Gomes produz gravuras e grafites que chama atenção pelas cores a criatividade dos desenhos. 

O jovem artista plástico Vitor Gomes, de 20 anos, dá um show de criatividade e riqueza de detalhes em seus desenhos. Ele mostra todo seu talento na ponta do lápis ao criar imagens coloridas, ilustrativas e muito estilosas, que realmente chamam a atenção e provocam reflexão. 
Com um talento nato, pois desenha desde criança anos, Vitor tornou-se um autodidata. Na escola sempre se destacava nas aulas de arte dos demais colegas. Mesmo sem experiência ou cursos profissionalizantes, os desenhos de Vitor impressionam pelas cores e detalhes.
"Para mim nunca houve dificuldade alguma em reproduzir ou criar algum desenho nas aulas de arte. É fácil desenhar e qualquer pessoa pode aprender com um pouco de prática. Com um lápis eu consigo me expressar melhor”, disse ele.
À medida que Vitor crescia, o amor pela arte e a vontade de seguir este caminho faziam com que o jovem se dedicasse cada vez mais a arte e também que ficasse mais conhecido.  “As pessoas viam os meus desenhos e elogiavam e através desse incentivo dos amigos e da família foi que eu decidi me dedicar mais a produção de desenho”, falou Vitor. 
Para desenhar, o jovem conta que gosta de soltar a imaginação e sempre ousar com desenhos coloridos com canetas posca, tintas nanquim e pincel. “O que mais gosto no meu trabalho são as cores que tenho usado, e onde ele está me levando, a conhecer novas pessoas, trocar ideias, aprender mais e mais”, fala Vitor.

Influências nos desenhos 

Apaixonado por histórias em quadrinhos desde a sua infância, Vitor é completamente viciado pelos desenhos dos X-Men da editora americana Marvel Comics. Sendo que seu personagem predileto do grupo de heróis é o mutante Remy LeBeau conhecido como Gambit, no qual Vitor passava horas da infância recriando o desenho. 
“Sou viciado em desenhos em quadrinhos, os da Marvel são meus favoritos, pois os desenhistas fazem um trabalho incrível. Quando era menor eu desenhava muito o Gambit, os traços e as cores dele me atraem bastante, mas também gosto de Wolverine”, revelou.
Mas entre as suas influências também estão artistas de outros estilos como os membros do Coletivo Bicicleta Sem Freio, Studio Cabron, e também Sergio Navajas, Broken FIngaz. “Eles me inspiram com seus trabalhos criativos e coloridos”, diz Vitor. 

Gravuras e grafite 

O jovem artista revela que gosta de desenhar tanto em gravuras como nas paredes através da técnica de grafite. “Nas gravuras utilizo folhas A3 para criar desenhos com vários temas, todos nos estilo surrealista”, explica.
Já sobre os grafites Vitor conta que é mais difícil, pois nem todas as pessoas entendem a proposta do grafite como arte, e acabam confundido com vandalismo. “Antes de fazer o desenho sempre peço permissão, mas nem todos entendem. Já aconteceu casos onde eu estava desenhando e com a permissão do proprietário e a polícia parar e perguntar o que eu estava fazendo. Ainda existe muito preconceito contra o grafite infelizmente”, lamenta Vitor.
Apesar do preconceito contra o grafite Vitor não deixa de desenhar e quando encontra uma parede disponível expressa toda a sua criatividade através dos desenhos, até mesmo em paredes improvisadas como a porta do seu quarto onde está criando um verdadeiro mural artístico. “A cada dia que tenho uma idéia nova venho aqui e faço um desenho novo”, fala sorrindo.

Planos para o futuro 

Com ajuda da família, Vitor luta para seguir carreira e um dia ser reconhecido no país e também fora dele. O jovem conta que pretende cursar Design Gráfico em Cuiabá, e depois fazer uma pós-graduação em Artes Visuais em Goiânia.  “Quero ir estudar, mas sempre vou voltar para Vilhena, pois aqui tenho minha família”, disse Vitor.
Atualmente ele cria vários desenhos que vende em sua página no Facebook “DeadUnlike”, por preços promocionais de R$30,00 cada um.  “A página foi uma forma que encontrei de divulgar e também comercializar meus desenhos. Lá eu posto as coisas que estou produzindo, e as pessoas entram e comentam e fazem encomendas também, é muito legal, pois daí posso ter um contato direto com o público”, explica Vitor que conta que vários de seus desenhos já estão nas paredes de vários locais em Vilhena. 
Sobre os desenhos por encomenda Vitor explica que as pessoas podem escolher o tema ou algo que gostem que ele produz.  “Eu faço ao gosto da pessoa, só que sem fugir do meu estilo”, informou o artista.
Vitor não tem dúvidas de que deseja seguir profissionalmente no ramo da arte, agora o jovem se prepara para correr atrás de seus sonhos. “Quero poder expressão tudo o que sinto, e penso através de meus desenhos contribuindo assim para que o mundo fique mais colorido e mostrar para as pessoas que arte é uma coisa maneira, e que precisa ser valorizada”, finaliza o jovem artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário