segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mecânico vilhenense faz artesanato com pneus

É com criatividade e habilidade que o jovem artesão Rosildo de Souza Aires, de 23 anos, transforma pneus velhos que iriam para o lixo, em Vilhena, em objetos de decoração como jogos de mesa, cisnes e xicaras.
“Fazer arte com pneus não é uma tarefa fácil, mas é com grande satisfação que faço para deixar os locais mais bonitos e com isso ainda a ajudar a preservar o meio ambiente”, afirma Rosildo.
A ideia de produzir artesanato começou de maneira despretensiosa, e o artesão aprendeu sozinho a trabalhar com pneus. O jovem que até pouco tempo trabalhava como mecânico especializado em alinhamento e balanceamento de pneus disse que começou a fazer os artesanatos há cerca de quatro meses por indicação de sua esposa Ionara Pusch.
“Ela viu na internet alguns artesanatos feitos com pneus e me incentivou a fazer, dai comecei a praticar e logo estava e criando vários objetos”, contou Rosildo.
Segundo o artesão, as primeiras peças com pneus foram produzidas apenas para sua casa, mas com o tempo sua esposa começou a divulgar o trabalho na página do Facebook “Arte com pneus em Rondônia”, que logo começaram a ser reconhecidos e elogiados. Os pedidos começaram a ser feitos e ele começa a ter lucros. “Recebi pedidos de jogos de cadeiras de vários municípios de Rondônia e até do Mato Grosso”, falou Rosildo.
O sucesso na produção dos artesanatos deu tão certo que ele largou a profissão de mecânico e agora se dedica integralmente a produção dos jogos de cadeiras, objetos de decoração e brinquedos feitos com pneus. Rosildo disse que as encomendas têm aumentado a cada dia e agora ele já conta com ajuda do cunhado Danilo Quintino da Siva de, 26, anos.

Confecção dos produtos 

A matéria prima para o trabalho de Rosildo é recolhida nas borracharias e também pelas ruas de Vilhena. "É importante tirar esse material da rua e dar um novo destino a ele, por isso eu ando pela cidade e recolho os pneus que encontro jogado nas ruas”, informa o artesão.

O que ia para o lixo vira arte nas mãos habilidosas de Rosildo. O trabalho do artesão ajuda o meio ambiente e elimina criadouros do mosquito da dengue. O artesão sente orgulhoso em poder contribuir com a preservação do meio ambiente. “Trabalhar com esse material é importante, pego um pneu que não será mais usado, que só serve de entulho e dou uma nova vida a ele. É bom para mim e para o meio ambiente”, afirma Rosildo.
 A arte da reciclagem é desenvolvida com técnicas que utilizam furadeiras, estiletes, tintas e muita força, pois Rosildo produz tudo manualmente. Ele explica que cria as peças de acordo com a criatividade.  “Com vontade e criatividade podemos deixar nosso jardim super colorido e divertido. Faço vasos em forma de pássaros, xicaras, além de cadeiras”, conta Rosildo.
Apesar de considerar prazerosa a produção de artesanato, Rosildo conta que o trabalho é duro e exige dedicação. De acordo com Rosildo, em média ele leva uma semana para produzir um jogo de cadeira que é comercializado por cerca de R$750,00.
Rosildo informou que produz os jogos de cadeiras em várias cores. “Os jogos de cadeira da cor preta são mais baratos pois é mais fácil de pintar, já os das cores amarelas, vermelhas e verdes são mais caro pois dão mais trabalho para pinta”’, explica Rosildo.

Planos de expansão dos negócios

Trabalhando no quintal de sua residência no bairro Jardim Primavera Rosildo sonha com a oportunidade de poder expandir os negócios e conseguir uma cede própria para montar sua empresa. “Se os pedidos continuarem aumentado logo vou ter que começar ampliar os negócios”, falou Rosildo que se orgulha do seu trabalho.
O artesão disse que espera que seu trabalho sirva de exemplo para que as pessoas possam se preocupar mais com a destinação correta dos pneus. "O pneu é um material que está disponível para todos utilizarem e porque ele deve ser um problema se ele pode ser a solução? Eu vejo uma oportunidade muito grande de poder trabalhar o pneu nesta parte artesanal, além de ajudar na limpeza do meio ambiente", conclui Rosildo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário